Extração do dente siso e uso da sedação

O terceiro molar ou dente do siso é o dente incluso mais frequente. Isso ocorre, geralmente, pela falta de espaço na arcada dentária e a extração é a principal solução para estes casos.

Dente incluso, é um órgão dental que, mesmo completamente desenvolvido, não erupcionou na cavidade bucal, encontrando-se total ou parcialmente no interior do osso. Normalmente, essa não erupção ocorre por falta de espaço na arcada dentária.

Por que devo extrair o siso?

Os dentes inclusos, quando não são removidos, podem provocar:

  • Má oclusão
  • Reabsorção do dente adjacente à ele
  • Surgimento de cistos ou tumores odontogênicos
  • Infecções como pericoronarite, bolsas periodontais, celulites e abscessos faciais entre outras

Extrair o siso dói?

A extração do siso, quando realizado por um profissional qualificado, costuma ser um procedimento sem intercorrências. Se você tem medo de dentista ou se sente ansioso durante o tratamento, saiba que não está sozinho, quase 50% da população vai ao consultório com algum grau de ansiedade e cerca de 10% são odontofóbicos, ou seja, nem pensam em marcar uma consulta.

Quando se fala em sedação na odontologia, existem 3 indicações para o seu uso. Neste artigo, vamos falar sobre uma dessas indicações e que aflige grande parte da população: medo a ansiedade.

O conceito de sedação consciente difere totalmente da anestesia geral. A sedação consciente é uma depressão mínima a moderada do nível de consciência produzida normalmente por métodos farmacológicos, onde é mantida a respiração espontânea, os reflexos protetores e a capacidade de resposta a estímulos físicos e comandos verbais. Um dos principais métodos de sedação consciente na odontologia é a utilização de sedação inalatória, com a mistura oxigênio e óxido nitroso, utilizada com sucesso há muitos anos nos Estados Unidos.

A sedação consciente promove o relaxamento e o bem estar, reduz o estresse, ansiedade e o medo, tornando os tratamentos muito mais confortáveis e seguros. Em nossos tratamentos, utilizamos óxido nitroso e outras formas de sedação, de acordo com cada caso e procedimento a ser realizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *